BBB9 e o brother que você não gosta – NO AR !!!

Entrou hoje, exatamente as 08:34 da manhã, o aplicativo oficial do Big Brother Brasil 9 para orkut na plataforma Open Social, desenvolvido pelo time o qual faço parte aqui na globo.com. Esse aplicativo tem por objetivo alfinetar o brother que o usuário não gosta e comentar sobre o assunto.

Aplicativos Open Social parecem algo como uma brincadeirinha de criança, coisa que qualquer pessoa faz. Mas na verdade, desenvolver esse tipo de aplicação para um programa como o Big Brother Brasil não é tão simples. Aplicações de grande volume geralmente usam arquiteturas recheadas de cache, processamento assíncrono usando fila, criptografia, alguns servidores e um bocado de outras coisas que o torna tão complexo quanto qualquer outro sistema.

Quero aproveitar também e destacar, que conseguimos desenvolver o produto completo “do zero”, em pouco mais de 1 mês. Isso inclui configuração de todos os servidores (inclusive produção que são várias máquinas), ambiente interno de desenvolvimento, servidor de integração contínua, desenho dos bonecos dos brothers de forma personalizada, vários testes de carga em ambientes que simulam produção e muita comunicação. Estou falando disso, pois usamos metodologias ágeis e acredito fortemente que se não fosse assim, não teria sido possível entregar o aplicativo nesse tempo (e não trabalhamos nenhum fim de semana). No caso específico aqui da globo.com, SCRUM é a metodologia usada, mas poderia ser Extreme Programming ou alguma outra qualquer. Um detalhe também importante é que nosso time tem apenas 10 pessoas, o que contraria um pouco o modelo tradicional que diz que com mais gente o trabalho anda mais rápido.

Se você gosta de Big Brother Brasil e deseja expressar sua opinião sobre algum brother, entre na seção de aplicativos do orkut e procure por: BBB – Voodoo Brother.

Post Footer automatically generated by Add Post Footer Plugin for wordpress.

Esta entrada foi publicada em agile, design, engenharia, eventos, gestão, scrum e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
  • http://robsonvf.wordpress.com Robson Farias

    Muito bom, interessante ver as empresas se enquadrarem em redes sociais também. E as alfinetadas do texto em prol de metodologias ageis também ficaram ótimas hehe!

    Abraço

  • JUNIOR

    GOSTEI

  • Rodrigo Lopes

    Maneiríssimo post Emer. Abraço

  • http://abstractj.com Bruno

    Bacana o trabalho Emerson, boas práticas e simplicidade no fundo é o mais relevante, parabéns.

    Qual servidor de integração contínua vocês usam?

  • http://codificando.com/sobre Emerson Macedo

    @bruno
    Para esse projeto, usamos o hudson, mas estamos migrando para o CruiseControl.rb por causa de alguns problemas que o primeiro apresentou sem aparente solução.

  • http://codificando.com/canvas.html?site=13553146650926582817&profileId=00201839009605513991 jusoares

    Ai ai ai!!! Testando!

  • http://eltonokada.wordpress.com Elton

    Que saudades desse projeto emer !!! foi uma grande conquista do nosso time ;-)
    pycon ai vamos nos !!

  • http://codificando.com/2010/12/os-desafios-novo-player-de-vdeos-da-globocom/ Os desafios do Novo Player de Vídeos da Globo.com | codificando.com – Emerson Macedo

    [...] para a globo.com, o qual chamamos de Player 2.0. Pra mim isso era algo totalmente novo, pois meu contato com desenvolvimento Flash/ActionScript havia sido muito pouco, num projeto no início de…. Como a maioria já sabe, o desenvolvimento de um Player de Vídeos hoje em dia precisa [...]